A Marvel Comics nem sempre se chamou 'Marvel'. Quando nasceu, em 1939, seu nome era 'Timely Comics' e seu propósito era exclusivamente para criar quadrinhos baseados no tipo de literatura da época de sua inauguração, o 'Pulp', estilo que teve início no começo do século XX, mas que tornou-se muito, muito popular na América pré 2.a guerra. O Pulp consistia em edições baratas que eram impressas em papel de qualidade muito baixa, quase descartáveis.
Então, os Estados Unidos entraram na guerra contra o Eixo e uma necessidade de fuga daquela realidade cruel, surgiu. Em tempos de guerra é normal que a população, com medo e apreensiva, fabrique heróis para suportar o fardo da guerra. No auge do avanço alemão, em 1941, a Timely criou o Capitão América, que se tornou um ícone instantâneo em todo o país. Uma verdadeira febre entre os jovens soldados sonhadores. Steve Rogers era o franzino garoto do bairro pobre do Bronx, que após ser cobaia de uma experiência com um super-soro, transforma-se em um super soldado. Numa dessas histórias, o Capitão América soca Hitler na cara e acaba com o conflito. Sonhos, que a fantasia coletiva poderia proporcionar, mas que na realidade daquele momento, eram bem diferentes.
Mas a glória que o Capitão vendia para sua legião de leitores fãs não era a mesma glória dos bastidores da Marvel. Ainda no começo, Joe Simon e Jack Kirby - criadores do Capitão América - foram trabalhar para 'National Comics'(que viria a ser a futura 'DC Comics'). A Marvel não pagava bem e na National eles ganhavam 3 vezes mais pelo mesmo trabalho. Acontece que esse trabalho era algo na surdina e o editor da Timely na época, Martin Goodman, não sabia, mas descobriu. O resultado disso foi a demissão da dupla. Ascendeu então oestagiário da firma, um jovem menino de 19 anos chamado Stanley Lieber - nome verdadeiro de Stan Lee.
Junto ao Capitão América, a editora já possuía Namor e Tocha Humana (o original, que na verdade era um androide) e os três viveram histórias memoráveis, até que a 2.a Guerra acabou e com ela o interesse nos super heróis pelo público. Para não morrer, o mercado de histórias em quadrinhos teve que se adaptar, e nessas mudanças, a Timely sofreu mais. No final da década de 40 e durante a década de 50, a editora amargou vendas baixas e nada muito expressivo. A Timely comia poeira da então DC Comics (ex-National), que já tinha conseguido consolidar Superman, Batman e Liga da Justiça.
Mas foi em 61 que o jogo começou a virar, com a criação do Quarteto Fantástico. Já com o nome de 'Marvel Comics', a editora resolveu revolucionar com personagens mais humanos e falhos, como gente comum. Reed Richards e sua família, estavam de rosto limpo, não utilizavam máscaras e todos tinham problemas 'medíocres', ao mesmo tempo que ajudavam a salvar o universo: se Johny Storm iria conseguir terminar com sua nova namorada grudenta, se Susan Storm iria conseguir conviver com o novo corte de cabelo que não deu certo, se Reed conseguiria manter a folha de pagamento do Edifício Baxter - QG do Quarteto, ou se Ben Grimm resolveria suas apostas com Johny.
A Marvel não sabia ainda, mas ao criar o Quarteto Fantástico, estava moldando a fórmula para o sucesso de seus personagens até os dias de hoje. Na onda do Quarteto vieram uma sucessão de heróis que viriam a sedimentar a era mais criativa da editora: Thor, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Homem-Aranha, Homem-Formiga, Vespa, a criação dos Vingadores e tantos outros. Esses heróis não eram tão icônicos quanto os da DC Comics, mas tinham um apelo mais humano e orgânico, o que fez com que brilhassem durante as décadas vindouras até chegar a década de 90, onde tudo desandou.
No seguimento a este artigo, explicarei como a Marvel não segurava seus funcionários, a estiagem da década de 90 e a quase falência da editora frente aos problemas editoriais, criativos e de público. O que a Marvel fez para não morrer e se reinventar como nunca foi um dia - mesmo na sua era mais criativa - onde a editora criara todos aqueles personagens maravilhosos, que estão no imaginário de todos nós há pelo menos uns 50 anos.
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